Luzes e Tecnologia
NOESIS NOS MEDIA
30 novembro 2022

BNPL: A próxima revolução no ecossistema de pagamentos?


A Ascensão do BNPL: Transformação do Ecossistema de Pagamentos

Por Rodolfo Pereira, Enterprise Solutions Director da Noesis
 
 
O contexto pandémico quebrou barreiras mentais no que concerne aos hábitos dos consumidores e àforma de"como se faz negócio", à escala global. A transposição do mercado físico para o digital faz surgir, continuamente, novos players e soluções, com intuito de responder às necessidades e novas exigências do mercado.

 É um facto: o período de confinamento potenciou um aumento de compras on-line, sem precedentes, provocando uma drástica transformação no setor de pagamentos, no qual o investimento em soluções on-line se tornou imperativo. Neste seguimento, e numa lógica de transações, cada vez mais rápidas e fáceis, surge também a ideia de uma reestruturação no presente ecossistema, inclusive novas oportunidades de pagamento.

 Assim, num cenário em que os meios de pagamentos mais tradicionais vão perdendo alguma força, principalmente perante as camadas mais jovens, as soluções embedded finance destacam-se, cada vez mais, entre elas o método Buy Now Pay Later.
 
Aquando do seu sentido literal, o sistema de financiamento, Buy Now, Pay Later (BNPL), não nos é completamente estranho, aliás assemelha-se, bastante, à função da concessão de crédito. Mas, quais são as grandes diferenças? Instantâneo, isento de taxas e de uma linha de crédito definida, utilizado em qualquer bem de consumo, completamente integrado. Esta é a proposta de valor do BN PL.
 
O BNPL é alavancado, atualmente, por Fintechs, empresas inovadoras, nativamente digitais, que vieram "revolucionar" o mercado com soluções disruptivas, um serviço de qualidade, e, muitas vezes, com custos mais baixos do que os seus incumbentes.
 
Não obstante desta liderança, o BNPL, começa a ser uma extensão do portfólio de serviços dos bancos. O estudo da PwC, Payments 2025 & Beyond, realizado junto do sector bancário, revelou que cerca de 86% dos participantes do estudo acreditam que irão colaborar com fintechs, como forma de inovarem nos seus serviços.
 
A presente digitalização dos bancos, que reforça a sua estratégia digital através da criação de neobancos ou aplicações móveis, favorece pagamentos, cada vez mais intuitivos, integrados e transparentes. Este é o caminho de inovação, na medida em que os pagamentos são, não só uma fonte de receita, mas também contribuem também com dados e informação muito relevante, sobre os seus clientes. Assim, otimizar a digital customer experience, com interações cada vez mais personalizada, omnipresente e confortável, é o caminho!
 
O método de Buy Now Pay Later é uma tendência cada vez mais presente na Europa, depois de um crescente sucesso na América do Sul, traz consigo uma nova mentalidade. O enfase está no momento de compra e não no momento do checkout, simplificando a jornada do cliente.
 
O ecossistema de pagamentos evolui a um ritmo tecnológico alucinante, e a tendência será continuar a inovar. 

Publicado em business.IT