A empresa tecnológica Altia apresentou hoje os seus resultados para 2022 com um volume de negócios de 167,2 milhões de euros - incluindo as receitas da Wairbut e Bilbomática, as novas empresas incorporadas no Grupo no ano passado - o que representa um aumento de 32,8% em comparação com o obtido em 2021.
O lucro líquido da Altia em 2022 foi de 10,2 milhões de euros, o mais elevado da sua história, 16,6% superior ao do ano anterior. Por seu lado, o Ebitda contabilístico, sem normalizações e artifícios financeiros cada vez mais comuns no mercado, foi de 16,2 milhões de euros, um aumento de 18,4% em comparação com o ano anterior.
Para Altia, 2022 caracterizou-se pela incorporação e integração das empresas Wairbut e Bilbomática, bem como por um firme compromisso com o talento, o que permitiu que o número de pessoas que trabalham na empresa aumentasse para 3.200 profissionais.
Olhando para o futuro, 2023 começou com os ajustamentos da incorporação das aquisições já efectuadas, pelo que as perspectivas são boas e o objectivo é continuar a crescer.
"2022 tem sido um ano de sucesso para Altia num ambiente difícil devido à escassez de talento tecnológico, à crise energética, ao impacto da inflação e às dificuldades logísticas. Neste contexto, conseguimos um crescimento combinado entre o orgânico e o resultado de aquisições. A Empresa cresceu e acrescentou um bom número de pessoas ao projecto, incorporámos novas preocupações e necessidades, novas abordagens e capacidades e também ambientes diferentes daqueles que já tínhamos e nos quais pretendemos ter um impacto positivo com a nossa actividade", disse Constantino Fernández, presidente da Altia.
Modelo de crescimento sustentável e internacional
A Altia está empenhada num modelo de crescimento sustentável e as aquisições da Wairbut e Bilbomática são mais um passo nessa direcção. "Com a adição destas duas empresas, tomámos a decisão certa não só de um ponto de vista puramente financeiro, mas também porque elas partilham os nossos valores e o nosso firme compromisso com o nosso ambiente e talento. Num momento de escassez de profissionais, acrescentámos ao talento existente uma ferramenta poderosa para alargar o nosso compromisso a um ambiente em expansão e continuar a oferecer um valor real e tangível aos clientes e à sociedade", disse Fernández.
A dimensão internacional da empresa foi também reforçada com estas aquisições pela posição da Bilbomática nas Agências Europeias, o que tornou possível ao Grupo trabalhar de facto com quase todas as agências com um objectivo claro de continuar a crescer. "Os negócios internacionais serão um actor-chave nos próximos anos e obrigar-nos-ão a fazer novos e muito exigentes esforços na gestão de partes interessadas cada vez mais diversas e distantes, pelo menos geograficamente", disse o presidente da Altia.
A solvência económica e técnica, o conhecimento dos seus profissionais, o espírito inovador e de colaboração, bem como os sistemas de controlo e melhoria contínua implementados, continuarão a ser a base do seu crescimento sustentável.
Sobre a Altia
A Altia é uma empresa que oferece serviços de TI de alto valor e consultoria em transformação digital. Graças ao empenho dos seus mais de 3.200 profissionais, é um parceiro tecnológico para mais de 900 clientes em todo o mundo.Com quase 30 anos de experiência, é uma das principais empresas independentes do sector. Desde 2010, a Altia está cotada na BME Growth, o mercado da BME para PMEs. A empresa tem 20 localizações em Espanha, Portugal, Brasil, Chile, EUA, Irlanda e Holanda, bem como três centros de dados em Vigo, Madrid e Barcelona.
Para mais informação, consulte o Annual Report 2022 do Grupo Altia.