Homem a ler notícias no tablet
NEWS
28 julho 2022

Grupo Altia compra Bilbomática por 24 milhões de euros


O Grupo Altia compra nova empresa no sector tecnológico, acrescentando mais de 550 trabalhadores ao Grupo. Veja o que vai mudar!

Continuamos a investir no nosso crescimento

Comprámos, a 100%, a Bilbomática por 24 milhões de euros. Para o Grupo, a presente transação representa a integração de mais de 550 profissionais desta empresa tecnológica, com sede em Bilbao. Tal, eleva a força de trabalho a mais de 3200 pessoas, reforçando a ideia do crescimento sólido e estruturado, que temos vindo a seguir desde a nossa entrada em Bolsa, em dezembro de 2010.

Desde o seu início, em 1988, que a empresa de consultoria e de engenharia de Software, Bilbomática, localizada no País Basco, se tem especializado na transformação digital do setor Público, em áreas como Administração Pública, Ambiente, Saúde, Turismo, Inovação, Bem-Estar Social, Serviços Públicos e Energia, entre outras. Conta também com uma larga experiência em áreas tecnológicas como SIG, Microsoft, Java, portais Web, visualização interativa de dados, gestão documental, mobilidade e realidade aumentada, e virtual. Sendo que o seu conhecimento, em todas estas áreas, é realizado sob padrões avançados no que diz respeito à segurança da informação.

Todas estas competências fazem agora parte do Grupo Altia, cuja oferta tem vindo a aumentar com a contínua incorporação de novas soluções e tecnologias e oferta de produtos de qualidade aos seus clientes.

Alto Perfil Tecnológico e Forte Gestão de Equipa

Os mais de 550 trabalhadores que agora iniciam a sua jornada no Grupo Altia, distribuídos, principalmente, pelas cidades de Bilbao, Madrid, Pamplona e Vitoria, destacam-se pelo seu elevado perfil tecnológico. São, sem dúvida, uma mais valía, tendo em conta o contexto altamente competitivo no que diz respeito à atração e retenção de talento nas organizações.

O Grupo Altia é agora constituído por 3200 pessoas e uma presença quase uniforme a nível nacional e internacional.

Paralelamente, a equipa de gestão reconhecida pela solidez e solvabilidade, reforçará o crescimento e desenvolvimento do Grupo, contribuindo com a sua experiência para um projeto empresarial em expansão.

“Hoje é um dos dias mais importantes para a nossa organização, levando a cabo uma transação que decerto irá marcar a sua história”, afirma Constantino Fernández, presidente do Grupo Altia. “A experiência da Bilbomática no setor Público, o seu posicionamento no País Basco e Navarra, assim como a sua larga carteira de clientes e projetos, no âmbito da União Europeia, vem possibilitar o fortalecimento da nossa posição, Grupo Altia, como um dos principais fornecedores das Administrações Públicas Espanholas e das Agências Europeias. Vem, igualmente, complementar a nossa gama de serviços e abrir novas oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, a todos aqueles que fazem parte do Grupo Altia".

A Bilbomática encerrou o ano de 2021 com receitas de 36,44 milhões de euros e um EBITDA de 2,65 milhões, indicadores claros de que é um negócio em trajetória de crescimento e com uma projeção sólida, confirmada com o crescimento verificado no primeiro semestre de 2022.

Víctor Malpartida e Walter Mattheus, presidente e CEO da Bilbomática, respetivamente, salientam que “esta operação vai impulsionar os negócios da Bilbomática e continuar a sua trajetória de crescimento em várias geografias, reforçando a capacidade de serviço dos nossos clientes”. “Da mesma forma”, acrescentam, “é uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal para as nossas equipas, de mãos dadas com um grupo com o qual partilhamos valores, reforçando um projeto conjunto com ampla projeção”.

Por sua vez, a Altia encerrou o ano de 2021 com um volume de negócios que atingiu os 125,9 milhões de euros (129,9 milhões de euros em 2020), com um lucro líquido de 8,7 milhões de euros (mais 41% do que em 2020). Uma margem líquida de 6,95%, face a 4,77%, em 2020, e o EBITDA atingiu 13,7 milhões de euros, mais 16,8% que no ano homólogo.

Em 2021, o processo de integração da Noesis, adquirida em 2020, foi concluído e a nossa presença internacional foi reforçada com o negócio no Chile, a incorporação do negócio em Andorra e uma maior presença em várias organizações europeias.

No dia 18 de julho, anunciámos a aquisição da Wairbut.