A Noesis marcou presença no principal evento de TI e transformação Digital em Portugal – o IDC Directions. A edição deste ano distinguiu-se das últimas 23 edições pelos moldes em que ocorreu. A organização apostou num formato digital adaptado às circunstâncias atuais.
No entanto, o propósito de conferenciar sobre tecnologia manteve-se e o evento contou com uma agenda promissora. Participaram cerca de 100 oradores e 50 parceiros que se focaram nas tendências e nas direções que as organizações devem seguir para acompanhar as transformações digitais que a economia sofre continuamente.
Nos cinco dias de evento, a Noesis participou em três sessões. A primeira, no dia 29 de setembro, ficou a cargo do Data Analytics & AI Director da Noesis, Luís Gonçalves, que apresentou a visão da Noesis e da Qlik sobre o futuro do intelligence. A segunda, também no dia 29, focou-se na temática da transformação digital na indústria e contou com a participação do Enterprise Application Integration Director da Noesis, Gentil Paganella, em conjunto com o Digital Strategy Director da TIBCO, Alessandro Chimera. E a terceira, no dia 2 de outubro, abordou o futuro da prestação de cuidados de saúde aliado à análise de dados e foi liderada pelo Data Analytics & AI Director da Noesis, Luís Gonçalves, em conjunto com o Territory Sales Manager da Qlik em Portugal, Fran Rodriguez, e com o Informations Systems Director da SPMS, Bruno Trigo.
Dia 29 de Setembro
A transformação digital pressupõe que as organizações alinhem o seu fluxo diário de operação com os conceitos de inteligência artificial. A evolução do Business Intelligence permitiu que a analítica passasse a estar incorporada no processo de decisão das organizações, que desta forma ficam mais aptas a prever, responder e preparar os desafios que possam surgir.
Na primeira sessão do dia 29 de setembro em que a Noesis participou, Luís Gonçalves, Diretor da área de Data Analytics & AI da Noesis, fez uma viagem pela evolução do business intelligence e apresentou os vários benefícios que o analytics pode ter no aumento da produtividade das organizações.
Na segunda sessão do dia 29, a Noesis e a TIBCO deram a conhecer soluções para a indústria potenciar o Cloud Manufacturing e criar um ecossistema resiliente, ágil e que permita a inovação. A área de Enterprise Application Integration foi criada recentemente pela Noesis com o objetivo de ajudar as organizações a superarem os desafios digitais. Apesar de ser recente, já conta com vários clientes do setor financeiro e das energias que beneficiam da tecnologia da TIBCO. A Noesis é elite partner da TIBCO – o mais alto estatuto no programa de parcerias – e é através deste trabalho conjunto que é dado o apoio necessário às empresas ao nível da gestão dos dados, messaging e integration services.
Entre os pontos mais importantes da segunda sessão do dia destacamos os 5 princípios a seguir para atingir sucesso no futuro da indústria enquanto serviço:
1. Melhoria continua
2. Consumidor em primeiro lugar
3. Conectividade
4. Colaboração interna e externa
5. Cloud centric
Conheça a nossa área de Enterprise Application Integration
Gentil Paganella na sessão "Future of Manufacturing"
Dia 2 de Outubro
A Noesis é uma empresa que se caracteriza por estabelecer parcerias estratégicas de longa duração. A parceria estabelecida com a Qlik tem na base a especialização dos serviços prestados aos diversos setores. A área de Data Analytics & AI da Noesis tem trabalhado em conjunto com a Qlik para melhorar a capacidade de trabalhar o processo de dados, desde a recolha de informação até à sua disponibilização.
Na sessão do dia 2, a Noesis e a Qlik transportaram esta necessidade de trabalhar os dados para a realidade da prestação de serviços de saúde. Com a chegada da COVID-19, muitas instituições de saúde sentiram a necessidade de utilizar os dados para tomar melhores decisões de gestão e prestação de serviços. As soluções apresentadas pela Qlik visam resolver essa questão através do analytics e da ferramenta Qlik Sense.
Conheça a nossa área de Data Analytics & AI
Luís Gonçalves e Fran Rodriguez na sessão "Future of HealthCare"
Terminou assim mais uma edição do IDC Directions, este ano num contexto muito diferente do habitual, mas com conteúdos muito relevantes.