O evento, organizado pela Noesis, decorreu em Roterdão, onde foram discutidos os principais desafios que o setor da Logística, transportes e distribuição, enfrenta e como a tecnologia pode ser um motor de inovação para as empresas do setor.
Nos últimos tempos, a pandemia de Covid-19 tem causado disrupções à escala global. Para enfrentar esta adversidade foram implementadas um conjunto de medidas de contingência que criaram problemas de congestionamento e logística, afetando diretamente a cadeia de abastecimento. Fatores como a falta de trabalhadores operacionais, portos em rutura e crescentes tensões políticas agravaram esta situação e criaram desafios complexos para o setor.
Nelson Pereira, CTO da Noesis, foi um dos oradores no evento, onde apresentou as principais tendências tecnológicas do setor de Logística e Transportes, e como podem as organizações tirar partido de todo o seu potencial. O CTO partilhou com a audiência processos e tecnologias emergentes que considera essenciais para potenciar o sucesso das organizações.
Da Inteligência Artificial ao rápido desenvolvimento, com soluções Low-Code, passando por Automação e Software Quality Management, vários foram os temas abordados, com a demonstração de exemplos práticos de como estas tecnologias estão a contribuir para mitigar os obstáculos que o setor enfrenta. Uma das soluções apresentadas passou pela apresentação de um caso real de utilização de Inteligência artificial e computer vision para a automatização do processo de inventário, deteção de falhas de fornecimento e avaliação dos níveis de stock em tempo real.
Wim Gerhort, Director Software Development da Vopak, foi outros dos oradores convidados do evento e apresentou a jornada de Transformação Digital que a empresa tem vindo a percorrer, em parceria com a Noesis e com recurso à tecnologia OutSystems.
Bas Koopmanschap, Managing Partner da Nextpage, conduziu uma sessão onde demonstrou como o Lean Management e a orientação para KPIs melhora o desempenho das organizações e a sua performance no geral.
Finalmente, houve ainda tempo para uma roundtable, moderada por Frank Lenders (Noesis), que contou com a presença de Wim Gerholt (Vopak), Jelle de Rooij (Nederland Distributieland), Arjan Waardenburg (OutSystems), Bas Koopmanschap (NextPage) e Nelson Pereira (Noesis).