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28 maio 2024

“Engenheiras por Um Dia”: por um setor tecnológico mais inovador e inclusivo


Com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades na área das STEM, a Noesis juntou-se à iniciativa “Engenheiras por Um Dia” pelo segundo ano consecutivo

O ano de 2024 foi nomeado, pela Ordem dos Engenheiros, como o ano em que devemos impulsionar a participação de talentos femininos nas áreas da Engenharia, especialmente no campo das STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O grande objetivo é promover a igualdade de oportunidades, mas também assegurar a progressão de carreiras das mulheres nesta área.

Enquanto consultora tecnológica, a Noesis celebra, todos os anos, o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, a 11 de fevereiro, acreditando que é necessário encorajar a diversidade de género na tecnologia de forma a criar um setor mais inovador, inclusivo e com capacidade para enfrentar os desafios do futuro.

Além disso, comemora também o Dia Internacional das Raparigas nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que, este ano, se celebrou a 25 de abril. A Noesis participou, no dia 7 de maio, pelo segundo ano consecutivo, no programa “Engenheiras por Um Dia”, uma iniciativa do Governo português, com coordenação da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI).

Olga Carvalho e Marta Ferreira, de Cloud & Security, prepararam um conjunto de atividades focadas no tema da Cibersegurança. Durante a sessão, os participantes – estudantes do 3.º ciclo e ensino secundário – aprenderam um pouco de tudo sobre este conceito, nomeadamente como estarem mais seguros online: quais as melhores práticas, quebra de passwords e verificação de contas e o que é o Phishing e como o podemos evitar. No final, ainda houve tempo para uma discussão e partilha de ideias.

A iniciativa “Engenheiras por Um Dia” nasceu em 2017 e já chegou a mais de 21 mil jovens com o propósito de incentivar as raparigas e as mulheres jovens a prosseguirem os estudos nas áreas das engenharias e tecnologia “através de diversas atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria”.