Luzes e Tecnologia
NOESIS NOS MEDIA
26 novembro 2020

IDC Directions 2020: o impacto da transformação digital no futuro das organizações, in IT.Insight


Na sessão "Future of Healthcare" do IDC Directions 2020, Luís Gonçalves apresentou a visão conjunta da Noesis e da Qlik para um dos setores mais impactados pela pandemia.

Por Luís Gonçalves, Data Analytics & AI Director na Noesis

Por força das condições atuais, a 24.ª edição do IDC Directions, realizou-se este ano num modelo híbrido. O futuro das organizações foi o tema principal desta edição, numa altura em que a transformação digital tem sido vista como a chave para garantir a continuidade dos negócios.

Foram cinco dias de evento, mais de 50 horas de conteúdos, quatro mil inscritos, mais de 15 analistas internacionais da IDC e mais de 50 parceiros. A 24.ª edição do IDC Directions que este ano se fez de uma combinação de palestras online, com pequenos-almoços e almoços presenciais para discutir o futuro das organizações. Num ano completamente atípico marcado pela pandemia COVID-19, houve também a necessidade de uma transformação digital por parte do IDC Directions com base numa plataforma digital.

À semelhança dos anos anteriores, a IT Insight foi o Media Partner exclusivo do IDC Directions 2020 em Portugal, realizado, este ano, num modelo híbrido e que teve como tema principal o “Future Enterprise”, mostrando assim como é que as organizações podem atualmente criar valor numa economia cada vez mais digital e num contexto de rápida mudança.

O contexto pandémico atual fez com que se acelerassem os processos de transição para uma economia mais digital, e em poucos meses conduziu as organizações a um salto tecnológico. Mais do que uma mudança de mindset, esta mudança levou as empresas para um novo paradigma económico e social, cada vez mais digital. 

Gabriel Coimbra¸ Group Vice-President & Country Manager da IDC, não tem dúvidas de que as organizações que acelerarem ainda mais os seus processos de transformação digital durante este período, ganharão competitividade e valor no mercado. “A curto prazo, a tecnologia já provou ser um facilitador chave para manter as operações das organizações durante a pandemia, permitindo o trabalho remoto, negócios ágeis e um relacionamento digital com clientes e parceiros. Já a longo prazo, a IDC acredita que o investimento em tecnologia será critico para o posicionamento e capacidade das organizações ganharem relevância e serem mais competitivas numa economia cada vez mais digital”, afirma.

Qual é a importância dos dados no setor da saúde?, Luís Gonçalves 

Os dados vieram transformar o paradigma da medicina reativa para preventiva, e vão permitir aumentar as ofertas e os serviços que hoje em dias os centros de saúde e hospitais são capazes de oferecer, visto que agora é mais fácil aceder ao histórico do doente de forma centralizada. A Noesis e a Qlik transportaram a necessidade de trabalhar os dados para a realidade do setor da saúde. O facto de hoje termos acesso aos dados e à transformação que está a ocorrer de tudo o que é presencial para remoto, como é o caso das teleconsultas e de todos os desenvolvimentos que estão a ocorrer a nível de sistemas como a saúde 24, está a gerar uma centralização de informação que antigamente não existia. As soluções apresentadas pela Qlik visam resolver essa questão através do analytics e da ferramenta Qlik Sense. O futuro do setor da saúde vai ser cada vez mais digital e o conceito das teleconsultas e da televigilância veio para ficar.

Artigo publicado em IT.Insight
Eduardo Vilaça